Pegando uma carona na onda de Celebração proposta pelo novo trabalho da Madonna. Venho por meio deste post celebrar minhas mais de 400 "blogadas" esse ano no Tenho Ditto, o blog que começou de forma timida, em 2005, foi ganhando força ao longo dos anos e agora já é um hábito diário, como beber café todos os dias... Gostaria de agradecer aos que me visitam, aos que comentam, enfim, a todos que reservam um tempo do seu dia pra ler, assistir e ouvir tudo que se passa por aqui... Obrigado e Sobe Som...
Pra começar a semana, que na verdade teve inicio, ontem, vamos de 'Enredo do Meu Samba'... Hoje o tema será 'Brasil de Todos os Deuses', o enredo da Imperatriz Leopoldinense que pra variar já tirou da disputa 2010, o samba de um dos meus compositores favoritos Eduardo Medrado e parceiros.
A Imperatriz tem uma ala de compositores invejável, nos últimos anos mesmo não tendo faturado o título de campeã, a agremiação tem nos brindado sempre com bons sambas de enredo. Afinal de contas esse é o legado que as escolas de samba deveriam deixar a cada ano, pois toda manifestação cultural precisa de renovação e continuidade, ou seja, de oxigênio pra sobreviver enquanto identidade e patrimônio histórico da instituição carnavalesca.
Retrocedendo...<<<
A cada carnaval vários obras são compostas, inúmeras descartadas, enquanto estava no ar o site 'Esquentando os Tamborins' revivia algumas obras semanalmente no quadro 'A volta dos que não foram' na Rádio Tamborins. Atualmente somente a sessão 'Fonogramas' do site Galeria do Samba permite aos internautas ouvir os sambas de enredo que ficaram pelo caminho.
Voltando...>>>
Dos sambas de enredo que permanecem na disputa, acredito que o mais aclamado e comentado tem sido o do Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga. A obra gravada pelo Nêgo é de fato muito boa de ouvir, não sou a pessoa mais habilitada pra julgar os quesitos técnicos aplicáveis a estrutura da melodia e letra, mas acho que consigo definir de forma razóavel o que é muito bom do que é mais ou menos e esse samba não está sendo elogiado em vão.
Porém, outras sete composições também concorrem ao posto de hino oficial e até o dia da final, a tendência é que cresçam e caíam cada vez mais no gosto da comunidade e dos fãs da agremiação. Outro samba que vale mencionar é o do Dominguinhos do Estácio que além de ser o dono do microfone principal no carro de som, ainda está na disputa defendendo a composição da qual é um dos compositores.