Taí um dos pontos polêmicos da globalização -- a massificação do estilo e do modo de vestir -- fazendo com que se perca parte ou toda a identidade de um grupo ou até de uma comunidade. Faz tempo que a indústria da moda busca nesse ou naquele aspecto étnico/ cultural inspiração para suas coleções, suas tendências e novidades.
O lado negativo pode ser a descaracterização da origem, porém acredito ser papel do profissional de moda não apenas se apoderar da referência, e sim prestar um serviço ao consumidor, informando de onde vem aquele traço, motivo, detalhe até porque roupa é informação e esse conceito está a cada dia mais forte no mercado.
As influências étnicas e da cultura pop ditam cada vez mais a forma como os povos se vestem ao redor do globo terrestre. Por outro lado, os artesãos que conseguem permanecer em atividade, resistem e oferecem produtos diferenciados e personalizados aos seus consumidores, algo que está longe de acontecer na cultura de massa.
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Roupas artesanais da Baviera em lojas de luxo da Alemanha
Todo conceitual, plugado e antenado esse hamster... Se bem que do jeito que as coisas andam, o mercado de luxo para animais de estimação, -- deve ganhar cada vez mais força -- e consumidores ávidos por novidades e balangandãs de grife...