- Pensei em fazer milhões de coisas pra comemorar a milésima postagem do Tengo Dicho [Tenho Ditto] mas já estou na de número 1.021 e acabei não fazendo nada. Fiquei uns dias sem computador, sem nada na cabeça e o tempo foi passando, passando e passando...
- A atualização diária do blog foi uma meta que me impus em 2008 [acho] e até quando viajo tento arrumar um jeito de blogar... Blogar é um delicioso vício, como tomar café. Me arrependo de não ter narrado minha viagem ao Maranhão por aqui. Lá entrei pela primeira e única vez numa lan house, foi a forma mais barata que encontrei de me comunicar com o Sudeste, ao invés de ligar pra casa, escrevia e-mail´s -- praticamente cartas...
- Por falar em lan house, em São Luis fui em duas, a mais bonita fica na rua da Estrela no centro histórico, um lugar pra lá de muito chique, tipo um café cultural, rola exposição, comidinhas, num ambiente intimista, classudo e cheio de glamour. O preço era ótimo também...
- Passei na frente de duas casas lotéricas abarrotadas de gente, hoje, todos fazendo sua "fezinha" e acreditando na sorte, haja sorte, pra tanta gente. Um dia um senhor me pegou de conversa e ficou falando e falando e falando sobre sua trajetória de apostador, eu como sou uma pessoa simpática dei a devida atenção ao senhor, que talvez estivesse de fato precisando de alguém pra escutá-lo e foi o que fiz...
- Fui no shopping dia desses e ganhei uma caricatura minha do artista que estava fazendo atividade promocional a serviço de uma operadora de telefônia móvel. O carinha mandava muito bem, em menos de 20 minutos, ele desenhou cinco pessoas, tendo o cuidado de captar sempre os traços que caracterização a expressão de cada um...
- Após ler a crítica de Rubens Ewald Filho fui assistir o filme Cadillac Records que tem no elenco a cantora Beyoncé Knowles interpretando Etta James. O filme é direto, sem muita enrolação -- praticamente a jato, com cerca de 1 hora e 50 minutos de duração e de teor bem realista, sem a maquiagem de Dreamgirls, por se tratar de uma biografia...
- Ontem, assisti o episódio de Liga das Mulheres [Fantástico]... Confesso que torci o nariz quando vi a chamada, mas até que a proposta é bem próximo da realidade. A garota que precisava de ajuda, foi bem amparada pela liga, que fez intervenções básicas e ao perceber que a participante sofre de distúrbio alimentar, teve o feeling de tirar o pé do acelerador e amparar mais do que mutar a jovem...
- O que eu achei mais "engraçado" no caso apresentado foi a forma como ela percebia e recebia as informações das revistas, ela não conseguia ler, refletir, digerir, transformar e aproveitar pra realidade dela, em alguma etapa do processo o que era pra ser algo que agrega e distraí se tornou uma espécie de punição e instrumento de tortura e negação da própria imagem... Éhhh...!!! O vir a ser ainda é algo que pra uns cola os neurônios e fica pesado...
Nos últimos dias tenho comentado a respeito do Festival Folclórico de Parintins, mas pra quem nunca assistiu parece um negócio meio doido, então, pesquisei e posto hoje os itens que são avaliados nas três noites da festa -- Vale lembrar que a cada dia, os bois Garantido e Caprichoso apresentam uma história diferente:
01- APRESENTADOR Individual DEFINIÇÃO: Anfitrião, Mestre de Cerimônia, Porta-voz. MÉRITOS: Domínio de arena e de público, fluência verbal, carisma, impostação de voz, dicção, alegria, atenção constante no desenvolvimento do tema. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária e significado, carisma, voz, desenvoltura, animação.
02 - LEVANTADOR DE TOADAS Individual DEFINIÇÃO: A pilastra central do espetáculo, Sua voz é o fio condutor para o desenvolvimento do tema. MÉRITOS: Afinação, dicção, timbre e técnica de canto. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Afinação, extensão vocal, dicção, timbre.
03 - BATUCADA OU MARUJADA Coletivo DEFINIÇÃO: Sustentação rítmica, tradição, base para o espetáculo, agrupamento de percussão que forneça um referencial rítmico indispensável às toadas. MÉRITOS: Cadência diferenciada, ritmo, constância. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Harmonia, disposição de arena, ritmo, indumentária, cadência.
04 - RITUAL INDÍGENA Estrutura artística DEFINIÇÃO: Recriação de ritmo xamanístico, fundamentado através de pesquisa, dentro do contexto folclórico. MÉRITOS: Teatralização, criatividade, beleza, originalidade e efeitos. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Fidelidade à toada cantada na apresentação do ritual, desenvolvimento, beleza e encenação.
05 - PORTA-ESTANDARTE Individual DEFINIÇÃO: Símbolo do Boi em movimento. MÉRITOS: Bailado, garra, desenvoltura, simpatia, elegância e alegria. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, estandarte, leveza, graça, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.
06- AMO DO BOI Individual DEFINIÇÃO: O dono da fazenda, menestrel que tira versos dentro dos fundamentos da noite. MÉRITOS: Dicção, desenvoltura, elegância e expressões cênicas. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, voz, afinação, poder de improvisação e qualidade poética.
07 - SINHAZINHA DA FAZENDA Individual DEFINIÇÃO: Filha do dono da fazenda. MÉRITOS: Beleza, graça, desenvoltura, simplicidade e alegria. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, movimentos, saudação do boi e do público, simpatia e carisma.
08 - RAINHA DO FOLCLORE Individual DEFINIÇÃO: Poder expressado pela representante da manifestação popular. MÉRITOS: Beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Beleza, graça, movimentos, simpatia e indumentária.
09 - CUNHÃ-PORANGA Individual DEFINIÇÃO: Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã, expressa a força através da beleza. MÉRITOS: Beleza, simpatia, desenvoltura e incorporação. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Beleza, graça, movimentos, simpatia e indumentária.
10 - BOI BUMBÁ EVOLUÇÃO Individual DEFINIÇÃO: Símbolo da manifestação popular, motivo e razão de ser do festival. MÉRITOS: Evolução, encenação e alegria. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Geometria idêntica, leveza, coreografia e movimentos de um boi real.
11 -TOADA (LETRA E MÚSICA) Abstrato DEFINIÇÃO: Suporte lítero musical do festival, fio condutor para a apresentação, elo entre a individualidade e o grupo. MÉRITOS: Agrega elementos históricos, geográficos, culturais e sociais, desde os momentos primitivos até os nossos dias. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Melodia, métrica, conteúdo, interpretação, composição e harmonia.
12 - PAJÉ Individual DEFINIÇÃO: Curandeiro, hierofante, xamã, sacerdote, ponto de equilíbrio das tribos. MÉRITOS: Expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, domínio de espaço cênico. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, originalidade, expressão, segurança, domínio de arena, encenação e coreografia.
13 - TRIBOS INDÍGENAS Coletivo DEFINIÇÃO: Agrupamento nativo da Amazônia. MÉRITOS: Sincronia de movimentos, cores e expressões cênicas. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Sincronia, indumentária, fidelidade às raízes, efeito visual, diferentes formas de dançar e movimentos originais.
14 - PAI FRANCISCO E MÃE CATIRINA Coletivo DEFINIÇÃO: Agregados da fazenda, marido e mulher, figuras folclóricas e burlescas. MÉRITOS: Desenvoltura artística, cômica, carisma, ser engraçado no improviso. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, cênica, criatividade e desenvoltura.
OBS: O boi garantido propõe que as figuras acima descritas devem ser obrigatórias. Sua ausência deve gerar a penalidade já prevista no regulamento, mas não deve ser considerado item de pontuação, posto que o critério de julgamento deveria ser incluído dentro do auto do boi e não somente pela encenação de suas brincadeiras.
15 -TUXAUAS Coletivo DEFINIÇÃO: Chefe da tribo, representação alegórica do imaginário indígena e caboclo da Amazônia. MÉRITOS: Tema adequado ao tema da noite, criatividade, originalidade e elegância. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, fidelidade ao tema da noite e riqueza dos detalhes nas confecções do capacete.
16 - FIGURA TÍPICA REGIONAL Artístico DEFINIÇÃO: Símbolo da cultura amazônica, na sua soma de valores a partir dos elementos que compuseram sua miscigenação. MÉRITOS: Homenagem às raízes da terra, beleza e originalidade. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Fidelidade ao item, acabamento, estética, porte e encenação.
17 - ALEGORIA Artístico DEFINIÇÃO: Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para apresentação. MÉRITOS: Beleza, criatividade e originalidade. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Acabamento, execução, funcionalidade, estética e porte.
18- LENDA AMAZÔNICA Artístico DEFINIÇÃO: Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo. MÉRITOS: Imaginação, envolvimento, porte e encenação. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Acabamento, encenação, originalidade e desenvolvimento.
19 - VAQUEIRADA Coletivo DEFINIÇÃO: Guardiã do Boi. MÉRITOS: Tradição, beleza e coreografia. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, coreografia e sintonia.
20 - GALERA Coletivo DEFINIÇÃO: Elemento de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo. MÉRITOS: Alegria, energia contagiante, sincronia, garra, evolução e empolgação. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Animação, alegria, calor humano, participação e sincronia.
21 - ORGANIZAÇÃO E CONJUNTO FOLCLÓRICO - APOTEOSE Coletivo DEFINIÇÃO: Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo da noite, e, pôr sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação. MÉRITOS: Disposição em que se encontram suas diversidade (tribos, itens individuais, etc.), harmonia, velocidade de apresentação, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Indumentária, alegria pertinente ao conteúdo da noite, diversidade de estrutura e fantasia com fidelidade ao tema.
22 - COREOGRAFIA Coletivo DEFINIÇÃO: Todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo. MÉRITOS: Dinâmica, criatividade nos movimentos, ritmo e sincronia. ELEMENTOS COMPARATIVOS: Expressividade do movimento, sincronia e criatividade.