Hoje tem Mocidade Independente de Padre Miguel e União da Ilha do Governador. Na final da Mocidade Independente tenho dois sambas favoritos:
Lucio Naval, Bira Fernandes & Paulo China
Igor Leal, Gustavo Henrique, Jorginho Medeiros & Iuri Cruz
...
A União da Ilha foi rebaixada no carnaval de 2001, quando abordou um enredo muito técnico e bastante complicado para transformar em alegorias e fantasias. Naquele ano, a agremiação narrou a energia em suas várias formas de geração e utilização.
No próximo carnaval o enredo escolhido é Charles Darwin e sua teoria da evolução das espécies, um assunto também que não é dos mais tranquilos para abordar e principalmente versar.
Uma coisa é o carnavalesco escrever uma sinopse, "bolar" carros e fantasias-- a outra é o compositor tornar visual e audível a evolução de um microorganismo até se tornar um ser complexo.
Entre os finalistas da escola, a parceria que encara o desafio de frente e foca no enredo sem apelar tanto para o oba-oba do lugar comum é a obra que cito abaixo:
União da Ilha 2011 - Walkir, David Lima, Jefferson Martin, C.Gaspar, Herbert Rocha e Pablo Lima
Caso a Iha escolha esse samba, estará rompendo com seu estilo alegre de ser, porém tem muito a ganhar, pois a letra tem momentos melódicos de muita inspiração:
Água gerou a flor e as asas
Onde emergiu um ser que respirou
Rastejando seguiu do chão lá pro céu
Voando coloriu um lindo véu
A sorte está lançada...