Foto Marina Camara
No carnaval de 2005, a Portela apresentou um enredo sobre as oito metas da ONU (Organização das Nações Unidas) para o novo milênio.
A apresentação contou com a participação de figuras ilústres como a top model internacional Naomi Campbell, Valéria Valenssa como rainha de bateria, porém Renato Aragão -- humorista e embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) era a estrela principal da festa.
O desfile tinha tudo para dar certo, mas uma série de contratempos marcou o carnaval da azul e branco naquele ano. O carro abre-alas pegou fogo na véspera, as asas da águia não encaixavam e foram deixadas de lado e para complementar o cenário pouco favorável -- o último carro quebrou --, o que atrasou a entrada dos últimos componentes e deixou a velha guarda da Portela de fora do desfile, o que se viu a seguir foi um misto de revolta, indignação, choros, nervos exaltados e aclamação.
Portela - 2005 - Nós Podemos: Oito Metas Para Mudar o Mundo
[ + ]
No próximo carnaval, a X-9 Paulistana vai homenagear Renato Aragão com o enredo "De eterna criança a embaixador da esperança...Renato Aragão, Didi Trapalhão", espero que a agremiação da zona norte tenha mais sorte em sua apresentação e consiga transmitir sua mensagem.
Em 2005, um fato histórico se sobrepôs, tornando se maior que qualquer personalidade presente, criando uma das cenas mais tristes, polêmicas e emocionantes da Sapucaí -- a velha guarda "barrada" -- certo ou errado? O que vale mais: Os pontos ou a tradição do carnaval?
X-9 Paulistana - 2011 - De eterna criança a embaixador da esperança... Renato Aragão, Didi Trapalhão
Faltam 28 dias para o carnaval...
Amanhã tem mais...