"Amar, viver, sonhar, acreditar, Que a alma é a fonte, energia da vida, Na máquina jamais se encontrará, A inspiração que faz nascer a poesia."
Mocidade Independente de Padre Miguel - 2007
(*)
Relembrando um dos trechos da última obra do compositor Toco (in memorian) para a Verde e Branco de Padre Miguel. Eu vesti a camisa de todas as agremiações cariocas e mergulhei nas 13 faixas do compact disc de 2007 do Grupo Especial.
Com um projeto mais simples a fim de baratear o custo do produto final e assim alavancar as vendas que já foram pau-a-pau com as bolachas de Roberto Carlos. As composições deste ano seguem a tendência dos últimos anos: sambas feitos para à Sapucaí e que nem sempre agradam a todos. Isso é fato!!!
Esse ano com um diferencial, o povo anda estranhando as versões originais dos sambas que são defendidos na disputa por outros intérpretes. E veteranos como Neguinho da Beija-Flor e Quinho foram vítimas das criticas dos apreciadores do carnaval.
(*)
Apontar os melhores sambas é algo complicado, ainda mais porque tudo se transforma na avenida. E no Rio isso é fato! Tem escola que chega quieta e detona, outras chegam...chegando e levam tinta. Quem não se lembra dos "Doces Bárbaros", da Mangueira, em 1994. Tinha tudo para ganhar e perdeu!
Quanto aos desfiles duas noites bem equilibradas aguardam os turistas, os cariocas e o povo da arquibancada 0800.
Depois de duas tentativas frustradas de queimar escolas grandes na noite de domingo. A renascida das cinzas Estácio de Sá reedita a história do sapoty e busca fincar os pés no especial novamente. O restante da noite será um soco no estômago com Império Serrano; Mangueira; Viradouro; Mocidade e a atual campeã Vila Isabel.
"Renasce a luz da sabedoria, O homem se lança ao mar, O sonho é fonte dessa energia, E fabricando, ilusões renovar."
Vila Isabel - 2007
(*)
Na segunda noite, Porto da Pedra que está sempre na linha do rebaixamento canta a vida de Mandella e da África do Sul. E a partir da Unidos da Tijuca a coisa irá esquentar, pois, 2007 será o carnaval do passa 13 e caem 2.
Por isso, Salgueiro, Portela, Imperatriz, Grande Rio e Beija-Flor prometem agitar a última noite de desfiles do grupo.
Com algumas ressalvas, Beija-Flor será a última escola a ocupar a 13ª posição na ordem de apresentação e tem a seu favor um enredo que agrada a comunidade, Laíla e sua equipe que produz coisas interessantes, inovadoras e com o traço de ousadia que a agremiação aprendeu a conhecer com J30.
(*)
Já me perguntaram quem irá ganhar em 2007? Diante do atual cenário eu prefiro não arriscar. E sim, acreditar que quem ganha é quem era menos!!! Pois, os brindes alusivos aos enredos que seduziam os olhos dos jurados esse ano foram proibidos, assim como, as visitas aos barracões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário