Foto: Bruno Miranda / Na Lata
Depois de três noites de apresentações que duraram aproximadamente 15 horas ao vivo, sem contar o ritual de preparação dos brincantes, o boi bumbá Garantido foi sagrado campeão do 44ª Festival Folclórico de Parintins. Com a vitória deste ano, o boi vermelho conquistou com o tema Emoção o seu 27ª título.
Segundo os jurados que avaliaram os dois bumbás, o Garantido teve o melhor desempenho nas três noites. Obtendo 418,2 pontos na primeira noite, 417,9 pontos na segunda e 419,6 pontos na apresentação de ontem.
O Caprichoso que buscava o tricampeonato obteve um total de 1250.9 pontos contra 1255.7 pontos do contrário, o que acabou com as esperanças da Raça Azul de ser novamente a agremiação folclórica vitoriosa do festival.
Vale lembrar que na primeira noite os dois bois tiveram "problemas" em suas exibições. O pajé do Caprichoso Waldir Santana fraturou um dos pés, o que tirou o brilho de sua apresentação aos jurados e uma das alegorias do Garantido não teve um bom desempenho. Na segunda e terceira noite, as agremiações se superaram e o resultado foi bem equilibrado.
Garantido 2009 - Toada: Sou Garantido
oooOOOooo oooOOOooo oooOOOooo oooOOOooo
Esse foi o segundo festival que acompanhei e confesso que no ano passado a diferença entre os bumbás foi mais gritante -- O Caprichoso realmente mereceu a vitória.
Na minha opinião: Em 2009, dava até pra sair um empate entre os dois bois, pois a diferença foi pouca. Parece ser uma tarefa complicada julgar dois grupos que são completamente diferentes, pois um é tradicional e rústico e outro mais perfeccionista e high tech. Mas os jurados estão atentos a essas diferenças e o que parece valer na verdade é a essência e não apenas o formato em si.
Ano que vem tem mais...
Play:
Imagens das apresentações...
História dos pajés dos bumbás...
Nenhum comentário:
Postar um comentário