segunda-feira, outubro 13, 2008

Enredo do meu samba...


Começou o festival de 'lamúrias' no mundo do samba. Enfim, as finais de samba de enredo agitam as noites e madrugadas cariocas. No melhor estilo dois entram, um saí. Aos poucos o compact disc do próximo carnaval vai tomando forma definitiva. Pra variar, nem tudo que gosto ganha, mas pelo menos quando bate uma saudade, recorro ao baú e faço meu momento: "A volta dos quem não foram."


Muita obra produzida é "desperdiçada" pelas escolas. Graças a Deus. Pois há junções de sambas, que ficam péssimas e até que você se acostume com a metamorfose já é fevereiro, ou quiça quarta-feira de cinzas.


Quando Madonna pisar no Rio de Janeiro para abrir sua passagem pela terra brasilis, provavelmente os cds já devem estar nas lojas. Pois, o evento que marca o lançamento é o Dia do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro.


Quatro das Doze faixas do Grupo Especial já estão definidas. Nos próximos dias já começam as gravações no estúdio. Alguns compositores voltam a perpetuar seu nome no encarte, outros devem ficar de molho, ou marcar presença em outros grupos e quem sabe outras cidades, estados e até países.


Os Acadêmicos do Salgueiro fecharam com o samba de Moisés Santiago e parceiros. Os refrões devem pegar no ouvido da galera. Principalmente o do meio, que faz uma referência as danças embaladas pelo ritmo do tambor:



Tem batuque... tem magia... tem axé!
O poder que contagia... quem tem fé!
Na ginga do corpo... emana alegria
Desperta toda energia!



No caso da Unidos da Viradouro, confesso que não acompanhei muito de perto não. Com a saída do compositor Gusttavo Clarão, meio que perdi o interesse pelos sambas da escola. Mas com o tempo a gente acostuma.


Em São Gonçalo, torcia pelo samba de Ronald Belfort, Vinicius Nagem e parceiros, mas não foi dessa vez. Gostaria muito de ver e ouvir o refrão: "Gira Baiana, Eu quero saber, É preciso curiar, Vem Ver, Vem Cá , Cartas na Mesa, Pro futuro desvendar." Porém, a escola apostou na obra de Fábio Costa e parceiros. Com isso, uma outra linha de samba foi a escolhida:



Um grande painel é arte
Eu traço a pincel meu estandarte
E lá do céu vem o cinzel da perfeição
Renascimento da inspiração



Foi uma temporada fraca, confesso que já fui mais empolgado em acompanhar os sambas de enredo concorrentes pela internet. É um trabalho de Hércules [Risos] dar conta de tanta pesquisa em diversos endereços virtuais, mas pra quem gosta é um passatempo muito divertido. Aindam faltam oito capítulos pra fechar o livro...

Nenhum comentário: