terça-feira, setembro 19, 2006

Pérolas urbanas


Caminhando pela São José dos Prédios (explico essa história depois) eis que me deparo com as seguintes palavras: "pasóca" e "cemtavo", que estavam escritas em um cartaz de papelão, diante de um vendedor ambulante.
Outro dia, em um treinamento eis que surge num dos slides apresentados aos presentes a pérola: "indentidade".
Tudo isso, me faz lembrar que moro no Brasil, não sei se moro muito bem ou muito mal e que a inteligência é fundamental, parafraseando Seu Jorge.
Ah! Me faz lembrar o dia que encontrei pelo caminho um Brechóp também!!!!

domingo, setembro 17, 2006

Ensaio geral





É criançada! Essa semana foi a prova de fogo para o dia da banca, daqui pra frente faltam 45 dias para a entrega do danado. Respirem fundo e muita coragem e força para todos!

terça-feira, setembro 12, 2006

Popularescos & afins...


Sai a procurar, mas sem encontrar "Studio 54" e "Boogie Nights" pelas videolocadoras (...penso logo existo, que elas deveriam chamar-se DVDlocadoras, pois VHS no hay...) mas não encontrei, os filmes não estão nas prateleiras.
Pela net, no chamado Caminho das Índias moderno, encontrei apenas um, que me custaria os olhos castalhos escuros da cara. Segundo a minha certidão de nascimento, meus olhos são castanhos escuros (risos contidos). Na certidão de Nascimento do Bola, ele é branco! (risos descarados).
Voltando ao início de tudo, as locadoras assim como, a maioria das coisas atende sempre a grande massa, pois o que seria da China, senão existisse a 25 de Março e as lojas de R$ 1,99.

Ele voltou!


Depois de tornar-se quase um jornalista "o dia inteiro", eis que na manhã do último domingo, surge novamente na minha página do site de relacionamento virtual, também conhecida como orkut-- ele: Bruninho Morgado Surfistinha.
Em sua versão webdesigner, o nosso Abacaxi de Ouro - 2005, chegou tão discreto que fiquei até sem saber quem era ele. Quem te viu! E quem te vê Bruno!
Seja bem-vindo novamente e por seu excelente comportamento nos últimos tempos, terá direito ao indulto e passará a faixa no ano de 2006.
Basta saber, quem assumirá o posto do nosso eterno Abacaxi de Ouro, que ao lado dos ex-participantes de reality show, ex-prefeitos, ex-esposas, ex-votos, ex-pais-de-santo, ex-atores e ex-sanguessugas sempre será lembrado por ter sido alguma coisa, em algum momento da vida! Ah! as vagas estão abertas: indique seu candidato.

Gnarls Barkley: um chute no saco!

Com seu singles: Crazy e Smiley Faces, o cantor Gnarls Barkley merece um registro: o som é pra lá de interessante e a voz é qualquer coisa de muito bom!
"Crazy" é faixa que deveria freqüentar obrigatoriamente qualquer pista de dança, em que há um dj de verdade e "Smiley Faces", me lembra trilha-sonora de filme dos anos 80.

domingo, setembro 10, 2006

Horário Eleitoral - eu me lembro!

Assistir o horário político é um grande lance! No ano mais fraco politicamente para o país. Em que sujos e mal lavados tentam bancar de bons moços para conquistar o seu "CONFIRMA". Caminhamos e cantamos e seguimos a canção!
De um lado, o PSDB, com uma campanha clean, pólida e articulada tenta não atirar nos patos. Mira na cabeça mais atira no rabo. Só pra sapecar!
O PT por outro lado, finge não ter passado. O presidente não pode mais mostrar suas imagens em campanhas em porta de fábrica, pois ele não é mais do povo: virou o vilão, do bordão FORA LULA!
Vivendo de passado, Quércia vem com aquela conversa fiada de vou fazer e acontecer, os VT e as fotos já estão amareladas: "foi um tempo que passou, que te trouxe e te levou". Ele se esquece que as escolas estaduais viviam em greve na sua época. Eu era criança, mas me lembro muito bem!
E o SUS, vai pagar todas as contas, como diria a Alda. Vou te contar: "era uma vez", um país chamado Brasil, que foi explorado e "conquistado" pelos gigantes de botas.

Odin e Chacrinha?

Rosa Magalhães, a carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense, volta a cena em 2007, apoiada no patrocínio norueguês. Depois de amargar um desfile pobre e muito criticado pelos especialistas, a artista faz um mix cultural e põe Odin e Chacrinha na mesma barca.
O deus nórdico e o símbolo maior da tropicália dão as mãos, em prol de contar a história do peixe salgado que conquistou os brasileiros.
A história do bacalhau é o pano de fundo de "Teresinhaaa, uhuhuuu!!!! vocês querem bacalhau?".
Um enredo engraçado é que promete surpreender, mas não empolgar, pois tudo indica que a escola de samba mais técnica do carnaval carioca, volta com sua frieza, inspirada em Asgard e precisão para arrebatar outro título.
MISCELÂNIA - Para "agitar a massa", a escola trará Thor e os seres da mitologia nórdica, da península Ibérica os portugueses que trouxeram o bacalhau paras as terras de Vera Cruz. Do Nordeste o Bacalhau do Batata, bloco de frevo que tornou-se "cult", no último dia do carnaval de rua de Olinda.
REVIVAL - A salada não é nova na escola, em 2002, Rosa contou a história de Campos de Goytacazes, para isso, buscou inspiração nos índios canibais, fonte de inspiração para os artistas da Semana de Arte Moderna, que com suas manifestações culturais decidiram devorar a hipocrisia da sociedade brasileira da época.
Para fechar o enredo daquele ano, Carmem Miranda, representada pela figura de Walquíria Miranda.
Vale lembrar também 2005, quando a turma do sítio do Pica-Pau Amarelo encontrou-se com os personagens de Handersen, formando uma grande confusão fabulística.
SAMBAS - Entre os sambas, a composição de Eduardo Medrado, Kleber Rodrigues, “Seu” Nelson e Diego Moura, destaca-se mais uma vez como uma bela obra, resta saber se é isso que a escola quer!

Esquentando os Tamborins

"Enquanto a samba a festa contínua", já dizia um novo-velho samba. Enquanto em Brasília: 19 horas, no Rio o "bicho" pega. Como diria Tinga da Vila Isabel: "solta o bicho". Para quem ainda não adquiriu o carnê da fantasia 2007! Corra, pois no próximo ano o espetáculo promete ser ainda melhor.
Já antecipado pelas tendências do SPFW, os temas africanos voltam a todo vapor no Rio. Beija-Flor, Salgueiro, Porto da Pedra irão falar abertamente do continente.
Os ganchos são os mais diversos. O da Beija-flor faz um movimento circular começando pelo país e chegando a "pequena África", a Gamboa: local em que foi construída a cidade do samba.
O Salgueiro promete retormar o rumo de sua embarcação e volta a sua origem com Candaces, uma exaltação as rainhas africanas. A safra de sambas-de-enredo da escola tijucana, há muito tempo não surpreendia. Nos últimos carnavais, Moisés Santiago despontou com suas composições, mas para 2007, o compositor tem bons concorrentes.
O grande trunfo do sambista é a superprodução da gravação do samba oferecendo ao ouvinte uma bela obra apoiada em recursos e nuances precisas.
O enredo da Porto da Pedra pega carona na próxima Copa do Mundo e fala da África dos brancos, das desigualdades, do apartheid e de Nelson Mandella.
Indiretamente fala do continente africano: a Mangueira com seu enredo sobre a Língua Portuguesa, em que relembra as contribuições dos negros iorubás para a formação da nova língua.
Personalidades negras também serão homenageadas. Entre elas, estão Artur Bispo do Rosário, "o Bispo do Rosário" e Aleijadinho "o mestre do barroco mineiro."
A negritude está em festa em 2007.

Terra da Encantaria

Once upon a time! Depois de passar uma semana no Maranhão --lugar do qual não me canso de falar (risos) é preciso voltar à realidade. Mas, antes disso algumas considerações sobre a Terra da Encantaria:
- em primeiro lugar estou com saudades de lá;
- em segundo, o lugar é muito bom pra quem gosta de calor;
- se gosta de lendas e folclore é o lugar perfeito, pois elas sobrevivem até hoje no imaginário popular;
- é a chance de ver um refrigerante cor-de-rosa, fazer mais sucesso que a internacional coke;
- é a oportunidade de comer bem e pagar relativamente caro, pois os lugares mais bonitos também são os mais custosos;
- faça amizades;
- ande pelo centro histórico, pela vielas com chão de pedra (bom exercício para as pernas);
- compre sorvete de uns "tiozinhos" que andam pela rua. Além de saborosos são baratos;
- ande de ônibus como um local;
- não compre lembranças no aeroporto, pois no centro histórico custam bem menos;
- traga Jesus pra casa e dê de presente as pessoas que gosta;
- vá no período de festas: Divino, bumba-meu-boi ou carnaval;
- assista uma roda de tambor de crioula;
- freqüente o ensaio de um boi;
- pra matar as saudades dos amigos ou da família vá a uma lan house é mais barato que telefonar;
- veja a alegria dos bailarinos que dançam cacuriá;
- vá a praia;
- visite Alcântara;
- aprecie a arquitetura;
- use filtro solar sempre;
- se for no período de inverno prepara-se para um banho de chuva;
- senão gosta de água fria, aprenda a gostar;
- tire uma foto na fonte do Ribeirão;
- cuidado com Ana Jansen, nas noites de sexta-feira;
- visite dos museus;
- o centro histórico nos fins de semana se transforma;
- vá em um bar reggae, mesmo que não goste lá se ouve música puramente jamaicana;
- coma doce de espécie na festa do Divino;
- vá a Casa das Minas;
- tenha bons amigos na cidade, pois eles serão sua referência pra fazer tudo isso;
- não tenha vergonha de perguntar;
e seja muito feliz na Ilha dos Amores, onde quem vai sempre volta!

De volta ao mundo dos blogs!

Xi! Nem lembrava mais o endereço do blogspot, depois de um "jejum blogueiro", estou de volta, para blogar um pouco e passar o tempo. Nas próximas páginas do Tenho Dito, cousas mais pra rir do que para chorar, porque de chato já basta o seu vizinho ouvindo o cd pirata do Calypso.