terça-feira, dezembro 30, 2008

29.Dez.2008


Ontem, acordei com as galinhas e de mochila nas costas junto com meu fiel escudeiro fomos à Sampa, fazer da última segunda-feira do ano, algo interessante, muvucado, cultural, popular, erudito e principalmente engraçado.

Primeira Parada >>> Terminal do Tietê >>> A muvuca de sempre, mas em sentido contrário, ou seja, sem fila pra comprar bilhetes do mêtro, praticamente um sonho de consumo. Ah! O Sol também resolveu nos acompanhar desde a saída de casa...

Segunda Parada >>> Praça da Árvore >>> No final do ano passado eu tinha ido à Praça da Árvore, mas nem saí da estação. Dessa vez, fizemos um tour em volta da praça e pelas ruas adjacentes. Um lugarejo simpático, com cara de bairro e trânsito de capital.

Terceira Parada >>> Liberdade >>> Ao desembarcar no coração oriental da capital, fomos recebidos por simpáticas e contidas senhoras japonesas que vendiam revistas aos pedestres. O bairro tem aquela atmosfera de abdução, de viagem e você se sente realmente zen, embora nas ruas o movimento seja intenso.

Xiiii! O Sol resolveu nos acompanhar cada vez mais de perto, praticamente um caloroso abraço... As próximas paradas foram todas a pé... Delícia...Adoro caminhar...

Quarta Parada >>> Sé >>> É inevitável andar por São Paulo e não se encantar pela arquitetura. Louco é aquele que se faz de insensível diante da grandeza e da delicadeza das obras, momumentos e prédios. A igreja da Sé é fantasticamente monumental por fora e grandiosa por dentro. Embora, apresente muita limpeza e clareza em seu interior, pois a fusão, entre escultura, pintura e arquitetura não promovem entre si, grandes conflitos e sim pura harmonia. Aproveite o serviço de informações dos "homens de preto", espalhados pelo salão, são prestativos e simpáticos.

Quinta Parada >>> Copan >>> Chegar ao Copan foi mais fácil do que imaginávamos. Vire aqui, contorne ali e de repente à Rua Direita, o Viaduto do Chá, [Se quiser ler sua sorte aproveite as ciganas e as jogadoras de búzios] o Teatro Municipal e à Praça da República. Enfim, Copan. O destino era a loja do estilista Walério Araújo. Pra quem gosta de moda, o lugar é pra lá de muito interessante. Bordados, babados, cristais, cabeças, caveiras cravejadas, castanhas, fitas, brilhos e muitas misturas de tecidos. Além dos vestidos estruturados, dos móveis e lustres de época e da Mazé: uma cadela malhada que exibia em seu pescoço um colar com as inicias do estilista.

Sexta Parada >>> Mosteiro de São Bento >>> Se por um lado a Sé tem grandeza e leveza, por outro, o Mosteiro de São Bento tem um ar pesado, austero, inspirado na vida do santo e reforçado pela iluminação praticamente natural [fraca] naquele momento, pelos móveis escuros e pelo clima de constante penitência, reclusão e oração.

Sétima Parada >>> Ladeira Porto Geral >>> A 25 de Março estava o fervo, ou melhor dizendo, a 25 é o fervo. Porém, o clima de paz trazido pelo esvaziamento da cidade, fez com que os consumidores desacelerassem. Ainda saí ouvindo um: "Moço bonito não paga, mas também não leva." [Risos] O clima de carnaval já é refletido no preço de alguns artigos, que sofreram reajuste.

Oitava Parada >>> Mercado Municipal >>> Os rostos femininos que emolduram a fachada do Mercado Municipal são realmente belas. Todos os tipos de frutas, cheiros e sabores. Porém é preciso ter muita paciência, pois o tumulto é grande e os preços bem salgados, mas vale a pena curtir os mitos locais. Entre eles, o pastel de bacalhau e o famoso pão com mortadela. Como disse meu amigo: "É pra quem gosta muito de mortadela."

Nona Parada >>> Terminal do Tietê >>> Depois de muita paciência conseguimos transpor a muvuca e chegar novamente na entrada da estação. Dica: Calcule seu trajeto e compre o número aproximado de bilhetes que vai usar, pois certas estações tem fila pra comprar ticket.

Foi assim... Até a próxima...!!!...

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Imagem do Dia...

Foto: Daniel Faria

Pra fechar a última segunda-feira do ano com chave de ouro, um tour pela capital paulista... Mais informações e detalhes no próximo post... Hasta Luego!

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Mensagem de Natal...



Que essa noite seja especial para todos nós...!!!

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Tenho Ditto...

Foto: Daniel Faria

Mais um ano chegando ao fim e com ele um pacote de realizações e outro de coisas que não se concretizaram. Mas afinal a vida é assim, um dia após o outro, um acerto aqui, um tropeço ali. Altos e baixos -- longos períodos de bonança e outros de tempestade.

Lógico que a gente só reclama quando a coisa está "amarrada", quando está tudo correndo bem, raramente apertamos o "PAUSE" para agradecer ou refletir -- o lance é curtir ao máximo a boa fase.

Ah! O ser humano. Como somos imediatistas -- Uns mais, outros em excesso, alguns um pouquinho só. "Cada um sabe a dor e a alegria de ser o que é." Por fim, penso que é por aí mesmo.

Que venha 2009...!!!

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Charge do Dia...

Charges do Dia... O sapatão está na moda...
























Muitas versões para o mesmo fato...!!!

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Cozinhando...


Sabe aquele dia que você quer falar sobre um monte de coisas, mas não consegue elencar nem os assuntos, nem a importância deles, muito menos encontrar o fio condutor da sua narrativa. Pois bem, hoje, fui premiado com um dia assim.

A cabeça ferve como uma panela de pressão, as idéias cozinham dentro do recipiente, mas de repente você desliga o fogo e aos poucos o que era pressão se esvai nos vapores que saem pela válvula.

Por fim, você desencana. Abre a panela. Vê se sobrou algo, se está cru, cozido e se ainda é possível ao menos dar um jeito, chegar ao ponto, recomeçar o cozimento, ou simplesmente dar por encerrada a receita e se contentar por ter despediçado tempo, energia e recursos.

A vida é assim -- uma nova receita todos os dias -- às vezes dá certo, tem que dia que nem tanto, mas a vida segue... [Risos]

domingo, dezembro 14, 2008

Os envolvidos...

´

Sabe aquele final de semana em que opções do que fazer simplesmente caem no seu colo? Pois bem. Graças a Dios tive mais um final de semana assim [Risos]... Entre as opções, um tour por uma das cidades do Sul de Minas, uma balada de aniversário em Taubatexas e um revival em Jacapau City.

Todas as opções me tiravam de "Japiubá City" como diz meu amigo-blogueiro Korn. Isso é sempre muito bom. Adoro respirar novos ares sempre. Se eu pudesse estaria um final de semana em cada canto diferente do planeta, ou quiça da galáxia, pois aonde existir vida; haverá esperança de um algum agito.

Decidi então cair literalmente de pára-quedas no tal do revival. Nem sabia o que me esperava pela frente. Apenas fui com a cara, a coragem e acompanhado das minhas fiéis escudeiras. Não era tão leigo assim no assunto, pois tinha assistido ao vídeo da festa no Youtube.

Lá vou eu! Lá vou eu! Rumo à Jacapau City. Minha única esperança era a certeza de que ia curtir muito, devido ao fato de estar ao lado de pessoas que gosto. O resto era o resto. A festa já não era tão importante assim, estava disposto até a abstrair, abduzir e sublimar a possível falta de infra-estrutura local.

Ir pra balada que você não sabe o que te espera é isso. Respire fundo. Reze três pai nossos e meia dúzia de ave-marias, tome um banho de axé e benza o corpo. Não esqueça da folha de arruda atrás da orelha. Exagero. Passe apenas um bom perfume, dizem que os odores perfumados espantam os olhares pesados... [Risos]

Antes de adentrar o recinto tive que ajudar a galera a vender os ingressos que sobraram. Sou muito cara de pau, nunca tinha feito as vezes de cambista... cambista honesto diga-se de passagem. Ingressos a preço de custo. Nossa intenção era simplesmente evitar o prejuízo e não explorar as pessoas. Consegui vender três, dos quatros tickets [Risos].

A balada foi acima da média. Me senti como num casamento de um amigo, daqueles que você conhece uma boa parcela dos convidados e tem a simpatia dos demais, que te olham, sorriem pra você e trocam boas energias. Um povo alto astral, pra cima, em resumo: Feliz.

A meta era curtir, dançar, rir e aproveitar o bom momento ao lado dos amigos. Acabei reencontrando um povo da antiga, da época das domingueiras nas danceterias locais. O povo ainda lembra de você. Isso é que é o mais engraçado, mesmo não sendo seu amigo, não convivendo diariamente, sem te ver por anos. Esse era o propósito do projeto [festa] reunir as pessoas que viveram aquele momento, que curtiram os sons das décadas de 1970-80-90... Valeu muito a pena...!!!

Outro fato interessante é que eu não vive aquela época ao lado das pessoas que estavam comigo, pois nossa amizade veio tempos depois, mas como a música é universal comungamos da mesma alegria ao relembrá-las e isso foi muito louco. Parece que todos estavam envolvidos pelo prazer de mergulhar novamente naquela atmosfera mágica, quando éramos adolescentes e tudo era diferente, novo, estimulante, desafiador e sensacional.

sábado, dezembro 13, 2008

Sobe Som...



A Rainha da Noite -- Uma das árias da ópera Flauta Mágica de Mozart. A obra foi popularizada pelo cantor Edson Cordeiro, em seu primeiro compacto. Ao lado de Cássia Eller ele travou um interessante duelo de vozes -- Ele: Agudo -- Ela: Grave. Anos mais tarde a composição na voz do dueto brasileiro virou trilha sonora da propaganda do carro Kadett da Chevrolet. Sobe som...

Enredo do meu samba...



Todo ano é a mesma história... Coisas da vida... [Risos] E a história se repete... Pois toda vez que o compacto contendo os sambas de enredo do carnaval é lançado, uma rajada de críticas macula à imagem do produto final comercializado nas lojas e no mercado paralelo.

Das 12 faixas produzidas para o próximo carnaval, a que mais se destaca é o samba da Estação Primeira de Mangueira. O Palácio do Samba vem forte para 2009. A obra começa com a participação da 'Marron' Alcione, em seguida a homenagem da escola ao mestre Jamelão e segue com a interpretação de Luizito, que assumiu no ano passado o papel de primeira voz da escola.

Em sua segunda gravação, o intérprete [Luizito] parece estar mais confiante, mais à vontade e a tendência é que ele assuma novamente papel de destaque no carnaval carioca.

O restante das gravações decepciona e deixa o disco bem abaixo da média. Quem está acostumado a ouvir os sambas de enredo em suas gravações comerciais, sempre espera que o lançamento tenha a cara dos antigos long plays das décadas de 1980, 1990, tempos aúreos e inspiradíssimos.

Pra não ser tão cruel assim, vale citar o samba dos Acadêmicos do Salgueiro que cresceu na voz do Quinho. A obra da Unidos da Tijuca que promete crescer no dia do desfile e o hors concours 'A Lenda das Sereias e os Encantos do Mar' do Império Serrano, que ganhou uma versão turbinada na voz do Nêgo.

Porém, o samba de enredo não é uma obra pra ser julgada através da pasteurizada gravação oficial, e sim durante os 82 minutos do desfile. A vida do samba de enredo começa na concentração, chega a adolescência logo no setor 1, onde estão os principais algozes de qualquer escola: O Povão -- amadurece no meio da avenida e está no ponto quando chega ao fim. Nesse momento ele pode ser ovacionado ou apenas cantado de forma a não perder pontos em harmonia e evolução.

Imortal é aquele samba que renasce após às cinzas da quarta-feira e vive pra sempre no coração e na boca do povo... e assim vai, e a vida segue...

sexta-feira, dezembro 12, 2008

De volta...

Ah! Os olhos de ressaca de Capitolina são a sensação do momento. Tenho acompanhado a minissérie que é show. O figurino é excelente, rico em detalhes, a mistura de teatro com cinema, feito para televisão dá um ritmo diferenciado e requintado as cenas, que respiram poesia, drama e alegria.



A produção destaca-se pela cenografia, pelo figurino e pela interpretação, mas a trilha sonora também é um achado. Entre as faixas, a canção 'Elephant Gun' [Beirut].

Depois da polêmica 'Queridos Amigos', a Rede Globo volta ao estilo das adaptações clássicas e presta uma homenagem de muito bom gosto ao escritor Machado de Assis.



Beirut - Elephant Gun

If I was young, I'd flee this town
I'd bury my dreams underground
As did I, we drink to die, we drink tonight

Far from home, elephant gun
Let's take them down one by one
We'll lay it down, it's not been found, it's not around

Let the seasons begin - it rolls right on
Let the seasons begin - take the big king down

Let the seasons begin - it rolls right on
Let the seasons begin - take the big king down

And it rips through the silence of our camp at night
And it rips through the night

And it rips through the silence of our camp at night
And it rips through the silence, all that is left is all that i hide

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Enredo do meu samba...


Hoje, começa na Sapucaí os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. É tempo de quem não tem grana ou quer ter um aperitivo de como será o carnaval de 2009, "se jogar" nas arquibancadas 0800, do asfalto mais quente do Rio 40 graus. Ah! Sem contar que os ensaios se tornaram um grande happy hour para começar o final de semana.

Quem inaugura a temporada é a atual bicampeã Beija-Flor, que com seu enredo sobre a história do banho pretende "lavar a alma e dar um banho de axé", em busca do terceiro título consecutivo.

A intenção da escola é fazer um carnaval mais leve do que nos anos anteriores. Porém, o samba de enredo ainda é meio pesado para o tema. Seria muito bom se ele tivesse se aproximado do Chuê Chuá da Mocidade Independente de Padre Miguel [1991], um samba que você canta e nem percebe de tão delicioso e cadenciado que é.

Que rufem os tambores... Pois a temporada está apenas começando, até fevereiro muita água vai rolar por debaixo da ponte, muita rainha pode perder sua coroa e nem tudo que reluzir será ouro, ainda mais no carnaval, em que a grande magia é criar e recriar a ilusão...

Sobe Som... 1ª Parte...


Edson Cordeiro cantando Frozen da Madonna... Muito bom...

terça-feira, dezembro 02, 2008

Final de Semana...

Foto: Daniel Faria

O globo do teto do Empório São Pedro... O final de semana em Sampa foi praticamente uma virada cultural... Em resumo, foi tudo e mais um pouco... Foi mega, foi hiper. foi show...

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Por E-mail...


Muito engraçada a performance do carinha...

sexta-feira, novembro 28, 2008

Enredo do meu samba...


Se eu morasse no Rio, não ia perder esse rodízio 0800 por nada e de sobra ia tirar muitas fotos com a Galisteu pra postar no meu perfil do orkut. [Risos] Só tirando onda... Não tô pagando...

quinta-feira, novembro 27, 2008

Tenho Ditto...


"Tem dia que a noite é foda..." [Risos]

quarta-feira, novembro 26, 2008

Ponto da Bala...


Texto: Daniel Faria

A turnê Sticky and Sweet da cantora Madonna chega ao Brasil no próximo mês. O show de aproximadamente 1 hora e 45 minutos não é mais nenhuma novidade, pois vários vídeos foram postados na internet e é possível baixar o DVD completo das primeiras apresentações.

Eu assisti a apresentação que aconteceu em Amsterdã, capital da Holanda, no dia 2 de setembro, e confesso que pela TV, ela oscila entre bons momentos e momentos de monotonia pura. Não há muita novidade, pouca ousadia e alguns arranjos tiraram a força de algumas músicas clássicas da cantora.

A produção do show é bem comercial, super cronometrada e adequada [cenografia e estrutura] ao número de apresentações por todo o mundo. Até por isso, deixa a desejar ao se fazer uma comparação da turnê atual, com as anteriores: The Confessions Tour e Drowned World Tour.

[Ao analisar o show, tentei levar em consideração de que se trata de um produto, fabricado por meio de um intenso trabalho de bastidores, engenharia e técnica. Até o cantor pisar no palco, um monte de gente trabalhou para fazer a coisa acontecer. Logo, Sticky and Sweet é um show dentro do possível, dentro dos padrões perfeccionistas de Madonna, mas a meu ver poderia ser melhor.]

O figurino é básico, mas bem acabado e com muito brilho. A utilização de elementos do vestuário feminino nos homens e vice-versa continua sendo uma das marcas da cantora. Vale citar o uso das luvas no estilo Marilyn Monroe no figurino dos bailarinos, na primeira parte da apresentação.

O show é mais na raça mesmo, muita coreografia, muitas imagens de telão e a cantora andando de um lado pro outro, com algumas pausas em que toca guitarra. Por falar em guitarra, acho-a tocando nada a ver. Prefiro a dançando e causando.

Pra mim ela acertou o ponto da bala na segunda parte do show. Quando entra pulando corda no estilo 'Rise Up' do Ives Larock. A boa e velha Madonna da deliciosa 'Deeper and Deeper' e da apimentada 'Fever' revive nesse momento.

...Outro bom momento é 'Spanish Lesson', a faixa que mais gostei do compacto Hard Candy...

Daí pra frente à oscilação é total, altos e baixos. Pausas e acelerações. Até que no fim, ela dá um novo pique em 'Give it 2 me' e corre pra não perder o tempo do Game Over.

A artista não me pareceu muito simpática em sua apresentação, pouco interativa, meio nem aí com os fãs. Num estilo meio me assistam, me idolatrem, paguem minhas contas. Logo ela, que pedia pra que esquecêssemos nossos problemas e nossas contas, curtíssimos o momento e seguíssemos com ela em sua viagem em The Confessions Tour.

Por fim, é isso, Mdolla está chegando por aqui. Como o fenômeno midiático que sobreviveu aos escândalos, aos casamentos e com suas cinco décadas de existência ainda tem bastante fôlego e vontade de viver e principalmente de lucrar com sua imagem.

Com um show feito para agradar várias tribos, das mais saudosistas, as ultramodernas que conhecem seu trabalho a partir do século XXI e que ajudam a consagrá-la como um elemento de marketing puramente pop com um leve teor de engajamento político.

Putz! Espero que as pessoas que estiverem nos shows no Maracanã e no Morumbi consigam descobrir porque o show se chama Sticky and Sweet, algo como meloso, grudento. Será que rola distribuição de balas e algodão doce na porta do estádio??? Ah! Não se esqueçam de levar seus pirulitos...

[Dedico esse texto ao meu amigo By Raj]

terça-feira, novembro 25, 2008

Sobe Som...


MPeople - Sight For Sore Eyes

segunda-feira, novembro 24, 2008

Charges do Dia... 2ª Parte




Charges do Dia... 1ª Parte





domingo, novembro 23, 2008

Sobe Som...


Em meados da década de 1990, o som do grupo KLF agitava as rádios FM...

sábado, novembro 22, 2008

Tenho Ditto...



O pastor Tim Tones em ação... Um dos melhores personagens do Chico Anysio... Vale a pena dar um play >>>

Sobe Som...



Putz! Depois de algumas tentativas de postar esse vídeo, finalmente consegui. No 'Sobe Som' de hoje uma música que tem a cara de sábado, que acredito ser o dia mais solar da semana.

Então, já que a banda voltou, nada mais justo do que reviver um dos sons que mais gosto 'I Was Born To Love You' do Queen. Ouvia essa música, em 1985, antes de ir pra escola.

Na época, minha maior preocupação era aprender a amarrar meu par de tênis kichutes, escrever e contar corretamente de (0 - 100, brincar muito e de vez em quando ganhar umas moedas pra comprar aqueles brinquedos que vinham nos chicletes...

sexta-feira, novembro 21, 2008

Charges do Dia... 2ª Parte





Charges do Dia... 1ª Parte